(11) 2110-7300

Gerenciamento de obras na construção civil: como funciona? 

26 de março de 2025

A eficiência e agilidade de uma construção depende de diversos fatores: qualidade da mão de obra, materiais de primeira linha, otimização de recursos e mais.

Nesse sentido, o gerenciamento de obras é essencial para organizar cada etapa da construção com eficiência, prezando pela pontualidade, otimização e qualidade na entrega.

Portanto, não basta surgirem diversos lançamentos imobiliários, se eles não contarem com uma gestão que organiza e supervisiona as principais frentes de uma construção.

Isso só causará atrasos, gastos e a insatisfação do cliente final.

Pensando nisso,  a seguir explicamos o que faz e qual a importância de ter um gerenciamento de obras de qualidade na construção do seu empreendimento.

O que é o gerenciamento de obras?

O gerenciamento de obras é responsável por supervisionar e orientar cada etapa do processo construtivo, garantindo que os recursos da mão de obra, materiais e tecnologias sejam utilizados da melhor forma.

Sendo assim, engenheiros civis e arquitetos são os profissionais atribuídos para realizar essa função em construções, e ficam responsáveis por:

  • Alinhar e acompanhar prazos;
  • Solicitar e acompanhar orçamentos;
  • Lidar com empresas terceiras;
  • Coordenar os profissionais da construção;
  • Verificar a qualidade dos materiais;
  • Vistoriar cada etapa da obra;
  • Identificar falhas operacionais.

Ou seja, o profissional de gerenciamento de obras precisa estar 100% a par do que acontece no canteiro de obras, administrando pessoas, materiais e prazos.

Leia também → Inspeção de obras: os fatores analisados durante a construção

E por que essa área é tão importante para desenvolver lançamentos imobiliários de sucesso? Confira a explicação! 

A importância de contar com um bom gerenciamento de obras

O gerenciamento de obras é um fator-chave para o sucesso de qualquer empreendimento, desde o popular até o segmento de luxo. 

As atribuições dessa área cuidam da gestão de prazo, fazem o controle de orçamento, acompanhamento da equipe no canteiro de obras e certificam-se da qualidade dos materiais e acabamentos.

E não só isso! 

Fazer a gestão de obras é um compromisso com as normas técnicas e de segurança, zelando pelo bem-estar de todos os envolvidos.

Entre as normas estão:

  • NBR 12284 – Planejamento e organização do canteiro de obras;
  • NBR 15575 – Critérios de qualidade para construções de edifícios residenciais;
  • ISO 9001 – Norma internacional com critérios de gestão de qualidade.

O bom gerenciamento de uma obra tem um impacto significativo ao reduzir atrasos, otimizar recursos, diminuir desperdícios e assegurar que tudo seja executado conforme planejamento.

Qual o impacto do gerenciamento de obra para o cliente final? 

O cliente final de um lançamento imobiliário é aquela pessoa que sonhou com aquele imóvel, conheceu e acreditou no projeto apresentado e aguarda ansiosamente pela entrega das chaves. 

Portanto, ao contar com um bom gerenciamento de obras, é possível prever problemas durante a construção  e solucioná-lo em um tempo hábil, sem grandes impactos.

Para os futuros moradores, isso se traduz em mais segurança, qualidade e tranquilidade ao receber um imóvel bem construído e dentro do prazo. 

Por fim, podemos afirmar que o gerenciamento de obras é essencial para transformar projetos em realidade com eficiência e excelência.

Gostou do conteúdo? Aproveite e leia também: Obra mais eficiente: como economizar recursos sem perder a qualidade? 

COMPARTILHAR

WHATSAPP