(11) 2110-7300

Padrão construtivo: descubra os pilares que trazem qualidade em uma construção

31 de outubro de 2025

Os padrões construtivos referem-se ao conjunto de normas, especificações e métodos que definem qualidade e segurança em uma construção.

Por meio de avaliações como fichas de verificações, relatórios fotográficos, Plano de Inspeção e Teste (PIT) e da qualidade dos acabamentos e materiais, o padrão construtivo é definido, podendo ter quatro categorias principais: popular, econômico, normal e alto.

Ainda nos métodos de avaliação, alguns padrões específicos são analisados e avaliados, assim, consegue-se chegar às categorias certas de acordo com o tipo e os processos do empreendimento. 

Continue a leitura e veja quais são essas categorias específicas!

Principais componentes que definem um padrão construtivo de qualidade na Engenharia Civil

Alguns aspectos são mais comuns no processo de análise de um padrão construtivo. 

Esse processo ocorre não só para alocar o projeto em uma categoria específica, mas também para determinar qual nível de qualidade a construção oferece. Confira quais são:

Materiais e acabamentos

Desde materiais para construção da obra em si, até os acabamentos dos apartamentos, quando falamos de empreendimentos comerciais ou para moradia.

Revestimentos, pisos, pinturas, esquadrias: todos esses elementos fazem parte do processo de análise, podendo diminuir ou elevar o padrão construtivo.

Instalação e sistemas

Instalações e infraestrutura para futuros processos de manutenção ou tecnológicos são importantes para verificar o suporte que eles podem oferecer e definir o padrão do projeto.

Normas técnicas e desempenho

As edificações precisam seguir algumas normas técnicas, como a NBR 15575, que estabelece requisitos de desempenho para construções habitacionais, e a NBR 16280, que define os requisitos para gestão de reformas em edificações.

Manutenção e durabilidade

Os padrões de construção também influenciam nas demandas futuras de manutenção e na durabilidade de algumas áreas e serviços do empreendimento.

Um exemplo são os elevadores que, dependendo do modelo e fabricante, podem ou não colocar o projeto em uma categoria de alto padrão.

Esses processos que formam um padrão construtivo são importantes para definição da categoria de cada construtora. Mas, e para o público, qual a importância desses padrões? Continue a leitura e entenda!

Por que o padrão construtivo importa para o público?

Um dos principais fatores de importância para o público que busca adquirir um imóvel, quando falamos de padrão construtivo, é a valorização imobiliária.

Escolher um projeto assinado por empresas reconhecidas no mercado, como é o caso da GNG Engenharia, é uma escolha inteligente não só para agora, mas também para o futuro.

Seja para investir ou morar com mais qualidade de vida, saber em qual categoria o empreendimento se enquadra evita futuras patologias construtivas, como problemas na estrutura e falhas em instalações.

Ainda sobre os processos de construção e valorização imobiliária, a localização faz toda a diferença. Mas você sabe por que uma boa localização está diretamente ligada com qualidade de vida?

Entenda aqui qual é a relação entre localização e bem-estar.

COMPARTILHAR

WHATSAPP