(11) 2110-7300

Imóveis com pé-direito alto: a tendência em morar com conforto e sofisticação

30 de abril de 2025

Você já entrou em um imóvel e sentiu uma sensação imediata de amplitude, leveza e sofisticação? A foto acima expressa bem essa sensação. 

O mais provável é que esse imóvel que você visitou tivesse pé-direito alto, um recurso arquitetônico que tem ganhado cada vez mais destaque em projetos residenciais e comerciais, agregando também valor funcional e financeiro. 

Mas, vamos voltar um pouco na nomenclatura e nas medidas para entender a base desse recurso.

O pé-direito  é a medida entre o piso e o teto de um ambiente que, aqui no Brasil, costuma variar entre 2,40 m e 2,70 m em imóveis comuns. Quando essa altura ultrapassa o padrão, pode ser pé-direito alto ou até duplo.

Continue a leitura para entender melhor cada tipo de pé-direito na construção de um imóvel.

O que é pé-direito alto e pé-direito duplo?

O pé-direito alto é a distância de 2,70 m até 5 metros entre o piso e o teto de um ambiente.

Já o pé-direito é quando essa medida é dobrada do padrão, ou seja, o ambiente tem cerca de 5 a 6 metros de altura, ou até mais.

Esse recurso é normalmente aplicado em salas de estar, halls de entrada, mezaninos e outros ambientes onde se busca um impacto visual marcante.

Quais são as vantagens de adquirir um imóvel com pé-direito alto?

MAIOR VENTILAÇÃO E ILUMINAÇÃO NATURAL

O pé-direito alto permite uma circulação de ar mais eficiente, tornando o ambiente naturalmente mais fresco. 

Com mais espaço vertical, as janelas podem ser maiores e as paredes podem ser envidraçadas, favorecendo a entrada de luz e a circulação de ar – o que reduz a necessidade de iluminação artificial e ar-condicionado.

SENSAÇÃO DE AMPLITUDE

A altura extra do pé-direito alto transmite uma sensação de liberdade e sofisticação, tornando o ambiente mais agradável e visualmente impressionante.

Assim, mesmo que a metragem do imóvel não seja tão grande, é possível criar um ambiente mais sofisticado, especialmente em salas de estar e halls de entrada.

VERSATILIDADE NO DESIGN E DECORAÇÃO

A altura extra abre espaço para a criatividade na decoração! Não importa se o imóvel tem pé-direito alto ou duplo, vale a pena investir na personalidade para potencializar o espaço.

No geral, a decoração de um imóvel com pé-direito alto utiliza muitas luminárias pendentes, cortinas longas, mezaninos, obras de arte em grande escala, jardins verticais e até mesmo lareiras altas.

SAIBA MAIS -> 4 revestimentos cimentícios para valorizar o pé-direito alto

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Imóveis com pé-direito alto e duplo costumam ter maior valor de mercado e atrair compradores que buscam diferencial e exclusividade.

Por ser uma característica cada vez mais desejada, o pé-direito alto contribui diretamente para a valorização do imóvel no mercado. Ele é um diferencial arquitetônico que atrai compradores exigentes e agrega status à propriedade.

Imóveis com pé-direito alto são mais do que uma tendência: são um verdadeiro investimento em qualidade de vida, estética e valorização patrimonial. 

Mas, será que vale a pena investir em um imóvel com pé-direito alto? 

O mercado imobiliário brasileiro, por exemplo, tem se mostrado sólido e resiliente, sendo que os apartamentos são a melhor forma de aproveitar essa fase e transformar o investimento em rendimento.
SAIBA MAIS ->Comprar um apartamento para investir ainda vale a pena?

COMPARTILHAR

WHATSAPP