A geração Z, composta por jovens que cresceram com a tecnologia e inovações, têm demandas diferentes quando o assunto é moradia.
Essa geração, com jovens que nasceram entre 1995 e 2010, também sonham com a moradia própria. Mas que além do conforto, querem que o ambiente que irão viver também proporcione outros dois elementos fundamentais:
Praticidade e lazer.
Por isso, para atrair esse público os empreendimentos imobiliários estão investindo em espaços de lazer criativos, que fogem das opções tradicionais.
São áreas modernas, funcionais e que também acompanham o comportamento da famosa “gen Z”, apelido dado a esse público.
Ou seja, mesmo que os apartamentos sejam compactos, da porta do apê para fora precisa existir um mundo de possibilidades a poucos metros de distância, no próprio condomínio.
Piscina, academia, lavanderia são opções de lazer muito bem-vindas, sem dúvidas, mas alguns lançamentos imobiliários já estão apostando em áreas de lazer para a geração Z bastante… inovadoras.
Quer conhecer alguns exemplos? Veja a seguir!
1 – ESPAÇO DE GRAVAÇÃO
Sim, isso mesmo. O mundo digital já faz parte da vida da gen z, afinal, acompanharam de perto o surgimento de novos formatos de conteúdo.
Então, por que não oferecer um espaço que ofereça o que eles precisam e gostam?
É exatamente isso que as incorporadoras estão propondo nos últimos tempos, um espaço youtuber, espaço influencer ou, apenas, estúdio de gravação.
O local conta com isolamento acústico, boa iluminação e até equipamentos básicos para quem gosta de criar conteúdos de diversos formatos (vídeos, podcasts, lives).
2 – PET PLACE & CARE
Os pets fazem parte da família para grande parte da geração, e na jornada de compra de um imóvel ter um espaço para eles também virou critério dos compradores.
Portanto, é tendência nos empreendimentos os famosos pet places, que costumam ser um playground de pets, com brinquedos e espaço para eles correrem.
Porém, tem mais para os bichinhos
Os pet care também estão conquistando seu espaço em novos condomínios. Eles são áreas bem equipadas para que os tutores possam dar banho e tosar os bichinhos.
3 – QUADRA DE BEACH TENNIS
Não é segredo que o Beach Tennis virou febre no Brasil nos últimos anos, principalmente entre os jovens.
Por isso, ter uma quadra exclusiva para a prática desse esporte no condomínio chama atenção da geração Z na hora de escolher o imóvel, que vê no Beach Tennis uma mistura de lazer e atividade física em um mesmo espaço.
4 – CONVENIÊNCIA
Uma vida mais prática é prioridade para a geração Z e essas pessoas querem investir em imóveis que consigam oferecer isso a eles.
Por isso, se o condomínio contar com espaço de lavanderia e minimercado com autoatendimento já ganha pontos.
Esse tipo de serviço facilita a rotina dos moradores, permitindo comprar itens essenciais a qualquer momento do dia, e de fazer as tarefas domésticas, como lavar a roupa, sem a necessidade de ter uma máquina em casa.
5 – CINEMA
Já pensou em maratonar sua série preferida no conforto do seu condomínio? Para quem é da gen Z, isso seria um sonho que alguns lançamentos imobiliários já estão tornando realidade.
Como funciona?
Basicamente, as salas de cinema nos empreendimentos são pensadas para receber telão e sofás confortáveis para os moradores que quiserem fazer uma sessão de filmes e séries.
Elas são estruturadas para terem uma boa acústica e climatização para quem a frequentar se sentir realmente em um cinema, mas sem sair de casa.
6 – COWORKING
O trabalho remoto e híbrido se tornaram realidade para muitos jovens profissionais e estudantes. Por isso, lançamentos imobiliários modernos estão incluindo coworking como mais uma opção na área comum.
Esses espaços têm toda uma infraestrutura para quem precisa trabalhar, fazer uma reunião ou estudar em um local tranquilo, mas que não seja exatamente dentro de casa.
O coworking no condomínio costuma ter wi-fi, boa acústica, conforto térmico, mesas para estudos e, acima de tudo, tranquilidade para quem precisa de concentração.
7 – PUB
O pub dentro do condomínio proporciona um ambiente descontraído para socialização, podendo incluir bar, mesa de sinuca e até decoração temática.
Basicamente, é uma forma de incentivar a convivência entre os moradores, ter um lugar para descontrair, mas sem precisar sair de casa.
Os empreendimentos que acompanham as preferências da geração Z saem na frente quando o assunto é atratividade e inovação.
Além da moradia, os jovens dessa geração buscam equilibrar qualidade de vida com praticidade, lazer e experiências personalizadas.
Incorporar essas tendências aos novos projetos imobiliários pode ser a chave para conquistar esse público exigente e conectado.
Se interessou pelo blog? Leia também → Rooftop: tendência de lazer de alto nível